O messias judeu

Yeshua Hamashiach: Quem é Ele?

“Yeshua” é a palavra hebraica para “Jesus”. O nome significa “resgatar, salvar ou libertar”.

Yeshua é um rabino (professor)? Um profeta? Uma fraude?

Ou é Ele quem afirmou ser – o único Filho do único Deus verdadeiro, o Salvador do mundo?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
⎯João 3:16 TLV

A maneira como você responde a essa pergunta tem implicações agora e para sempre. Não é por acaso que você está lendo estas palavras hoje. Se você nunca considerou quem é Jesus e por que a resposta é importante em sua vida, continue lendo.

Jesus foi uma figura histórica:

A vida e a morte de Yeshua podem ser provadas por fontes externas. O historiador do primeiro século, Josefo, escreveu ao imperador Vespasiano um relato fornecendo informações históricas sobre o povo judeu. O próprio Josefo era de nascimento hebreu, mas não era um crente em Yeshua. Josefo claramente não tinha motivos para fornecer nada além de um relato preciso da vida de Jesus. Ele escreveu em sua obra Testimonium Flavianum:

Ora, havia nessa época Jesus, um homem sábio, se é lícito chamá-lo de homem, pois ele era um fazedor de obras maravilhosas, um mestre de homens que recebem a verdade com prazer. Ele atraiu para si muitos dos judeus e muitos dos gentios. Ele era o Cristo, e quando Pilatos, por sugestão dos principais homens entre nós, o condenou à cruz, aqueles que o amaram no início não o abandonaram; pois ele apareceu a eles vivo novamente no terceiro dia; como os profetas divinos haviam predito essas e dez mil outras coisas maravilhosas a respeito dele. E a tribo de cristãos assim chamada por ele não está extinta até hoje.

Yeshua foi uma figura descrita na Bíblia

O Tanakh, a Bíblia do povo judeu, também conhecido no Antigo Testamento, está cheio de provas e promessas sobre um Salvador que viria da linhagem do rei Davi e redimiria as pessoas de seus pecados e quebrantamento. Yeshua cumpriu perfeitamente mais de 324 profecias sobre a vinda do Messias no Tanakh.

De acordo com o matemático Peter Stoner, as probabilidades de qualquer pessoa cumprir até mesmo 48 das mais de 324 profecias messiânicas encontradas no Tanakh seriam de 1 em 10^157* (*1 seguido de 157 zeros). Isso é tão provável quanto a chance de encontrar, na primeira tentativa, um elétron específico entre todos os elétrons em toda a massa conhecida de todo o universo!

Yeshua cumpriu muitas profecias antigas sobre o Messias, incluindo:

  • O Messias nascerá de uma virgem: Isaías 7:14, (Mateus 1:18-2:1, Lucas 1:26-35)
  • O Messias nascerá em Belém: Miquéias 5:2, (Mateus 2:1-7, João 7:42, Lucas 2:4-7)
  • O Messias será ressuscitado dentre os mortos: Isaías 53:9-10, Salmo 2:7, 16:10, (Mateus 28:1-20, Atos 2:23-36,13:33-37, 1 Coríntios 11: 4-6)

Yeshua afirmou ser o Filho de Deus:

  • Então todos eles disseram, “’Você é então Ben-Elohim (Filho de Deus)?’ E para eles Ele disse: ‘Você diz que eu sou’ ”(Lucas 22:70 TLV)
  • “Eu e o Pai somos um” (João 10:30 NVI)
  • “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6 NVI)

Yeshua mostrou que Ele era o Filho de Deus fazendo uma série de milagres sem precedentes, incluindo:

  • Ressuscitando os mortos para a vida (João 11:1-44)
  • Dando visão aos cegos (Marcos 10:46-52)
  • Cura da lepra (Lucas 17:11-19)
  • Curando um paralítico (Mateus 9:1-8)

Um homem que fosse apenas um homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse não seria um grande professor de moral. Ele seria um lunático – no mesmo nível de um homem que diz ser um ovo mexido – ou seria o demônio do inferno. Você deve fazer sua escolha. Ou este era, e é, o Filho de Deus, ou então um louco, ou algo pior. Você pode calá-lo por ser um tolo ou pode cair aos pés dele e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas não venhamos com nenhum absurdo paternalista sobre Ele ser um grande professor humano. Ele nao deixou isto aberto para nós.
⎯CS Lewis, Mere Christianity

Jewish Voice

× Como posso te ajudar?