O messias judeu

Todas as Festas Bíblicas de Israel apontam para Jesus

Por One For Israel – oneforisrael.org

Deus ordenou ao Seu povo: Façam uma festa! Reservem um tempo! Ele tornou as festas parte da Lei, codificando os mandamentos de parar um pouco e celebrar algumas vezes por ano.

É claro que há mais do que apenas comida e alegria (embora haja muito disso), mas há um profundo significado profético entrelaçado na tapeçaria das festas ordenadas por Deus.

De maneiras engenhosas, Deus criou lembretes divertidos e experienciais de marcos importantes ao longo da jornada da redenção. Mas, além de marcar a história entre Deus e o Seu povo, estes marcos também apontam para o futuro.

Hoje, à medida que as pessoas começam a pensar mais na segunda vinda de Jesus, vale a pena lembrar que as festas não falam apenas da primeira vinda de Yeshua, mas também do Seu retorno triunfante. É um ótimo momento para olharmos novamente com seriedade para as informações que Deus nos deu no calendário que Ele estabeleceu para Seu povo.

 

DATAS COM DESTINO

A primeira coisa a falar é a palavra para festa usada em hebraico. A palavra para “festa” é moed (מועד). Esta palavra é baseada em uma raiz muito importante, יעד. Em geral, dizemos que moed significa “hora marcada”, ou festa marcada. Mas há mais do que isso. Certamente há um sentido de destino associado à palavra, mas a palavra também é usada para falar sobre o tempo: eterno, como “Pai Eterno” (Isaías 9:6). Também significa “até”. Há outro significado associado à palavra עד: é a palavra hebraica para “testemunha”. No tribunal, uma testemunha presta depoimento sobre o que viu e ouviu, contando algo às pessoas que ouvem sobre algo que não vivenciaram. A testemunha testemunha e aponta para algo que não está presente, mas que precisa ser explicado. Então, todos juntos, a palavra para festa, moed , significa um tempo determinado e fixo do destino que testemunha e aponta para algo que vai para frente e para trás através da eternidade.

Não é uma descrição perfeita do que Deus nos dá nas festas bíblicas?!

 

UAU! DEVAGAR AÍ

Outras palavras hebraicas para festas são mikra (מקרא) e atsera (עצרה). Mikra é frequentemente traduzido como “santa convocação” e significa reunir as pessoas. É também uma das palavras que usamos em hebraico para “Bíblia”, porque tem a ver com a palavra para ler e também para chamar. A segunda palavra, muitas vezes traduzida como “assembléia solene”, é a palavra parar. Hoje em Israel você verá isso nos ônibus, mostrando onde é a próxima parada. Tem a ver com interromper a atividade ou ser contido.

Levítico 23 nos dá um resumo claro de todas essas festas que Deus estabeleceu e ordenou que os israelitas guardassem. Todos eles são extremamente ricos em significado profético.

O primeiro moed listado é o Shabat.  Em Ezequiel 20:12, Deus diz que o Shabat é um sinal entre Ele e Seu povo, um dia sagrado que serve como um lembrete de que Ele nos separou para sermos um povo santo. A pausa de cada semana nos lembra que foi Deus quem criou o mundo e a semana de sete dias, e Jesus diz que o Shabat foi criado para nosso benefício. O descanso do trabalho nos ajuda a nos relacionarmos de maneira mais saudável com Deus, com nossa família, com nosso meio ambiente e com nós mesmos. Hebreus capítulo 4 também explica que é um testemunho que Jesus traria através de Sua obra no Calvário. Agora Ele terminou Sua obra e está sentado à direita do Pai (Hebreus 10:12). Graças a Yeshua, podemos entrar no descanso perfeito com Deus com Ele. O Shabat testifica o que Jesus fez quando pagou pelos nossos pecados, e também o que devemos esperar quando Ele retornar em glória.

Outra coisa interessante sobre o Shabat é que Deus criou sete dias na semana. Ele poderia ter escolhido qualquer número, mas escolheu o sete. Muitos dos tempos e estações mencionados no capítulo um de Gênesis são óbvios tanto para os humanos quanto para os animais – a natureza sabe a diferença entre noite e dia, primavera, verão, outono e inverno… e até meses passando conforme a lua muda de forma. Mas e os dias da semana? Somente os seres humanos sabem que dia da semana é hoje – nenhum animal sabe se é Shabat ou não! A semana de sete dias foi criada por Deus para nós. O mundo inteiro mantém este padrão, estes sete dias de conclusão, e isto também é significativo, como veremos.

 

AS FESTAS DA PRIMAVERA

Então o próximo conjunto de festas ocorre na primavera e estão todas relacionadas entre si:

Em Êxodo 12, Deus instrui os israelitas a iniciar o calendário no primeiro mês, que agora é conhecido como Nisan na Primavera.

“Este mês marcará o início dos meses para você; será o primeiro mês do ano para você. Diga a toda a congregação de Israel que no décimo dia deste mês, cada homem deverá levar um cordeiro para sua família, um cordeiro para sua família… Seu cordeiro será sem defeito, macho de um ano. Você pode tirá-lo das ovelhas ou das cabras. Você deverá vigiá-lo até o décimo quarto dia do mesmo mês. Então toda a assembléia da congregação de Israel o matará ao anoitecer.”

“O sangue será um sinal para vocês nas casas onde estiverem. Quando eu vir o sangue, passarei por cima de você.”

Quando pensamos nos acontecimentos da Páscoa e do Êxodo do Egito, é difícil pensar num quadro mais perfeito do que estava por vir em Jesus! Um cordeiro inocente e sem defeitos foi sacrificado, e o sangue foi espalhado na madeira vertical e horizontalmente para que as pessoas que cressem fossem salvas da morte. Para deixar bem claro, Jesus foi testado e considerado inocente, depois foi espancado e traído, antes de seu sacrifício por nós na cruz de madeira, exatamente no momento em que os cordeiros da Páscoa estavam sendo verificados e abatidos. A imagem é cristalina.

“Livrem-se do velho hametz [fermento], para que vocês sejam uma nova leva, assim como vocês são ázimos – pois o Messias, nosso Cordeiro Pascal, foi sacrificado. ”(1 Coríntios 5:7)

Então o povo, depois de ser redimido pelo sangue, passou pelas águas e fez uma longa e difícil jornada antes de finalmente chegar à Terra Prometida. Da mesma forma, depois de recebermos a salvação através do sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, passamos pelas águas do batismo e caminhamos com Deus através das dificuldades até finalmente chegarmos ao lugar preparado para nós.

Após a noite da Páscoa propriamente dita, entramos na Festa dos Pães Ázimos que dura sete dias. Esta é uma imagem de nossas vidas como crentes aqui na terra, escolhendo virar as costas ao pecado, sendo o fermento ( hametz) um símbolo do pecado. O pão ázimo também aponta para Jesus – o pão matzoh é listrado e perfurado, assim como Ele era, e sem nenhum vestígio de fermento que representa pecado e orgulho.

O dia 14 de Nisan, a noite da Páscoa, cai em dias diferentes da semana a cada ano, mas somos informados de que a Festa das Primícias deve ser sempre celebrada no primeiro DOMINGO após a Páscoa (Levítico 23:15). Esta festa é única porque fixa o dia da semana – claro que aponta para o Domingo da Ressurreição, como um testemunho profético do dia em que Jesus obteve a vitória sobre a morte. Também é incomum porque, embora existam outros sacrifícios mencionados, não há oferta pelo pecado necessária para a festa das Primícias. Jesus foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, para nunca mais morrer, mas Ele não será o último! No final dos tempos, todos nós nos uniremos a Ele e teremos novos e gloriosos corpos ressurretos. Todos seremos transformados num abrir e fechar de olhos (1 Coríntios 15:52).

Então, a partir daquele domingo, Deus ordena que Seu povo conte sete semanas para a Festa das Semanas, Shavuot em hebraico, que significa semanas (Levítico 23:16). Esta festa também é conhecida como Pentecostes, com pente significando 50, porque já se passaram 50 dias desde a Festa das Primícias. Pentecostes é o momento em que Deus derramou Seu Espírito Santo sobre os crentes, dando-lhes Seu poder para viver uma nova vida no Messias e levar o evangelho por todo o mundo. Shavuot testemunha a reunião e inclusão dos gentios na Nova Aliança.

Estas festas da Primavera estão todas interligadas e dependentes umas das outras, e a base e fundamento é o sangue do cordeiro. Todas as outras festas da primavera dependem de quando cai a noite da Páscoa. O pão ázimo segue o seder da Páscoa, e as primícias caem no próximo domingo… e Shavuot é contado sete semanas a partir de então. Mas tudo depende daquela noite de sangue nos batentes das portas. Comer o pão ázimo de um estilo de vida arrependido não adianta sem a salvação do sangue. A Páscoa e a redenção do sangue devem vir primeiro, e são seguidas pelo equipamento do Espírito para nos ajudar a caminhar em nossas novas vidas Nele.

Portanto, todas estas Festas da Primavera foram cumpridas de muitas maneiras na primeira vinda de Jesus.

 

AS FESTAS DE OUTONO

Depois, há um longo intervalo antes dos próximos festivais no outono. Este intervalo entre as festas da primavera e as festas do outono não depende de onde Shavuot terminou, mas começa no primeiro dia do sétimo mês, o que significa que o intervalo entre elas varia e é de duração incerta, de ano para ano. Isto testemunha a nossa experiência de espera, de viver na expectativa do toque da trombeta que anunciará o regresso do Rei Jesus.

A Festa das Trombetas é chamada Yom Teruah em hebraico, o que significa um barulho alto, ou toque de buzina, em vez de exatamente trombeta. Aprendemos em Tessalonicenses que haverá um grande som de trombeta para anunciar o retorno do Messias. Embora Jesus tenha aberto a porta da redenção há 2.000 anos, Deus ainda não redimiu todas as coisas para Si mesmo, como prometeu que faria na era vindoura.

Dez dias depois, no décimo dia do sétimo mês, temos Yom Kippur – o Dia da Expiação. O número dez significa a reivindicação de Deus por obediência perfeita (pense nos 10 mandamentos). Neste dia especial de arrependimento e sacrifício nacionais, as reivindicações de Deus são satisfeitas e a consciência do povo é purificada. É um momento de aflição e humilhação, arrependimento e limpeza. No antigo Israel, no Yom Kippur, o sumo sacerdote entrava sozinho, mas Jesus, nosso sumo sacerdote, abriu um caminho para que estivéssemos juntos com Ele no Santo dos Santos. No entanto, aqueles que rejeitam o perdão de Jesus terão de comparecer perante o tribunal sem nenhuma cobertura de expiação. Yom Kippur aponta para o Dia do Juízo, o grande e terrível dia do Senhor.

Por último, temos a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot, como a chamamos em hebraico. Depois de ouvir o sacerdote Esdras ler as instruções sobre como celebrar Sucot após retornarem da Babilônia, o povo de Israel alegremente foi cumprir a ordem de ir e construir barracas! Deus instruiu seu povo a construir abrigos para nos lembrar dos quarenta anos de jornada no deserto. Uma semana passada num abrigo frágil lembra-nos da natureza temporária desta vida e aponta para o nosso lar eterno no mundo vindouro.

A colheita do trigo e a colheita da uva são ambas colhidas antes de Sucot. Jesus fala de boas colheitas de trigo como crentes frutíferos, e também a Bíblia nos alerta sobre uvas pisadas na ira de Deus. A colheita e a classificação acontecem antes de Sucot, que é como um grande festival de colheita. Ao contrário da Festa dos Pães Ázimos, que dura sete dias, este feriado dura oito dias, o que simboliza ir além da conclusão para a eternidade, ressurreição e um novo começo. A festa tem sete dias, com um oitavo dia (conhecido como  shmini atzeret) de alegre descanso no final!

“Assim, no décimo quinto dia do sétimo mês, quando você tiver colhido os frutos da terra, celebrará a Festa de Adonai por sete dias. O primeiro dia será um descanso de Shabat, e o oitavo dia também será um descanso de Shabat.”

Em Zacarias 2:10, Deus promete ao Seu povo que Ele virá e habitará conosco, e Jesus deixa claro para nós que Ele quer viver conosco, e nós com Ele. No pensamento judaico, uma sucá lembra uma chupá (A palavra  chupá  significa cobertura ou proteção, e funciona como teto simbólico, cobrindo o casal que vai se casar) , um dossel de casamento. Este é outro abrigo que aponta para o casamento definitivo da Noiva e do Cordeiro. O descanso definitivo.

Assim termina o calendário, com a alegre união com Deus.

 

AS FESTAS COMO TESTEMUNHAS E INDICADORES

Agora você pode perguntar, com todos esses sinais surpreendentes que apontam tão claramente para Jesus, por que o povo judeu não acredita Nele? Grande parte da resposta é que a imagem judaica do Messias é muito diferente da do Cordeiro de Deus, o Servo Sofredor que veio há 2.000 anos. Eles esperavam um rei conquistador, um guerreiro vitorioso, que inauguraria uma era messiânica de perfeição. Por que eles pensaram isso? Porque é isso que é descrito repetidas vezes nas Escrituras Hebraicas – e vai acontecer! Mas muitos cristãos parecem não conhecer muito bem este lado do nosso Messias. Eles podem saber o que o Apocalipse diz sobre o fim dos tempos, mas não estão tão familiarizados com as centenas de detalhes sobre a vinda gloriosa do Messias que nos foram dados no Antigo Testamento.

Enquanto os cristãos veem a crucificação profetizada na Páscoa, o povo judeu vê vários indicadores da redenção final que está por vir.

Muitos parecem acreditar que as festas da Primavera apontam exclusivamente para a primeira vinda de Yeshua e apenas as festas do Outono apontam para o seu retorno, mas há muito que podemos aprender sobre a Sua segunda vinda de todas as festas.

A cada dia que passa, estamos cada vez mais perto do dia do Seu retorno. Você sabe o que esperar? Você sabe o que as Escrituras Hebraicas nos dizem sobre o que acontecerá quando o Messias vier em glória? O que podemos aprender de todas as Festas do Senhor sobre esse grande e glorioso dia?

Já é hora de aprender mais sobre o Leão de Judá que o povo judeu tem esperado geração após geração, porque deixe-me dizer-lhe: Ele está a caminho.

 

Da mesma forma que o povo judeu perdeu o momento da Sua visitação no primeiro século porque esperava algo muito diferente, as pessoas terão um grande choque quando Ele voltar em glória se estiverem esperando um pastor gentil em vez de um rei conquistador.

× Como posso te ajudar?