O messias judeu

“Jesus não pode ser o Messias. Ele não trouxe paz!”

Por Judeus para Jesus – jewsforjesus.org

Quem é o Messias? Como poderia ser Jesus?

Ao considerar a identidade do Messias, muitos judeus desacreditam imediatamente a candidatura de Jesus. Eles perguntam: “Se Jesus era o Messias, por que ele não trouxe a paz? E todas as profecias que ele não cumpriu?”

 

A compreensão e expectativa judaica do Messias vem de centenas de profecias messiânicas encontradas no Tanach. Essas profecias têm sido geralmente classificadas em duas categorias: algumas passagens descrevem um homem rejeitado e humilde, sofrendo silenciosamente (Isaías 52:13-53:12 sendo o mais proeminente), enquanto outras descrevem um rei vitorioso, governando com justiça um mundo transformado por o conhecimento universal de Deus (ou seja, Isaías 11:1-9). O caminho para reconciliar estes retratos aparentemente contraditórios tem sido difícil – muitos intérpretes discordam.

 

Aqui estão as duas opções para visualizar essas profecias messiânicas:

 

  1. Existem dois Messias diferentes.

A antiga tradição rabínica interpretou estas discrepâncias proféticas como descrevendo dois messias separados, o “Filho de José” e o “Filho de David”. “Messias Filho de José” reflete a história de José, cumprindo as profecias sobre o sofrimento e até mesmo a morte para trazer a redenção. O Talmud (b. Sucá 52a) afirma que este messias realizaria muitos grandes feitos antes de ser morto em uma grande guerra anterior ao reinado do “Messias Filho de Davi” (baseado em Daniel 9:25-26).

 

Após o triunfo do “Messias Filho de David”, ele cumprirá as profecias sobre a paz universal, a reconstrução do Templo, a reunificação de Israel e a restauração do mundo inteiro. Os rabinos afirmam que ele então ressuscitará o “Messias Filho de José” dentre os mortos.

 

  1. Existe um messias.

O Novo Testamento não vê conflito entre os dois retratos aparentemente contraditórios do Messias. Jesus veio ao povo judeu e apresentou-se como o Messias prometido, ao mesmo tempo que subverteu as expectativas sobre o Messias como um poderoso líder militar que derrubaria imediatamente todos os opressores terrenos. Como Jesus não atendeu a essas expectativas, ele não foi recebido como o Messias. Jesus lamentou a relutância de seu povo em reconhecer seu libertador, declarando finalmente: “Pois eu vos digo que não me vereis novamente, até que digais: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor.’” (Mateus 23: 39). Não só Jesus foi rejeitado como Messias, mas a paz que ele ofereceu também foi recusada, quando as próprias pessoas que ele veio redimir pediram que ele fosse condenado à morte.

 

Isto, porém, estava de acordo com o plano de Deus. Isaías 53:10 diz sobre o Messias: “No entanto, foi a vontade do Senhor esmagá-lo”. A rejeição, o sofrimento e a morte de Jesus, o Messias, tiveram o propósito de redenção – ele morreria como expiação pelos pecados da nação de Israel e, em última análise, do mundo inteiro.

 

Servo sofredor e rei messiânico

Na verdade, a paz que a Bíblia diz que o Messias trará não é possível sem o seu sofrimento e morte. É por isso que Paulo escreveu: “Portanto, visto que fomos justificados (declarados justos) pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus, o Messias” (Romanos 5:1) e “Pois o próprio [Messias] trouxe paz para nós. Ele uniu judeus e gentios num só povo quando, em seu próprio corpo na cruz, derrubou o muro de hostilidade que nos separava”. (Efésios 2:14). Porque Jesus cumpriu a missão messiânica do servo sofredor, todos os que o recebem como rei messiânico têm paz com Deus e uns com os outros.

 

Mas não é aí que a história termina. O Novo Testamento promete que Jesus voltará, “não para lidar com o pecado [como na sua primeira vinda], mas para salvar aqueles que esperam ansiosamente por ele [ou seja, para completar a obra da salvação – trazendo redenção e paz ao mundo inteiro] ”(Hebreus 9:28). Para alguns, esta parece ser uma desculpa conveniente para explicar as profecias que Jesus aparentemente não cumpriu. No entanto, isso faz sentido em profecias como Zacarias 12:10, em que Deus, falando através de Zacarias, diz: “Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de súplica. Eles olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora por um filho único, e chorarão amargamente por ele como quem chora por um filho primogênito.” A salvação virá para Israel quando eles reconhecerem aquele que traspassaram.

 

Identidade preenchida

Se Jesus é realmente aquele que foi traspassado, então estas passagens contraditórias relativas à missão do Messias fazem sentido. Todos eles serão cumpridos por Jesus – ao ser rejeitado, ele sofreu como expiação pelos nossos pecados, ao ser recebido, ele traz a paz e a era messiânica, e em sua segunda vinda, finalmente veremos o Reino de Deus e a restauração do mundo.

× Como posso te ajudar?